segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Redução de Estômago – Quem é realmente o público alvo?

A cirurgia de redução de estômago vem ganhando um lugar nos debates médicos e na mídia e todos questionam a mesma coisa: sua real necessidade e os seus possíveis efeitos pós-operatório, que podem ser nocivos para muitos pacientes.

Uma das conclusões destes debates é um ponto, vamos dizer assim primordial para quem deseja ou precisa fazer esta cirurgia: ela é indicada para pessoas que se classificam com obesidade mórbida e não é o paciente quem decide se é ou não obeso. Uma equipe médica é que é a responsável pelo diagnóstico, pois sabemos que muitos pacientes que procuram este tipo de procedimento estão preocupados com o fator puramente estético.

Assim sendo, antes de qualquer operação desse tipo, deve-se verificar se a pessoa classifica-se como obeso mórbido, além de verificar se há outras doenças que estão associadas com a questão da obesidade (hipertensão arterial, diabetes, entre outras). Se o paciente verdadeiramente já fez de tudo para emagrecer e houve problemas com todos os métodos de emagrecimento normalmente utilizados, além da avaliação psíquica do paciente. Resumindo: será que a pessoa já fez tudo que era possível para emagrecer? Há realmente algum problema metabólico? Qual a forma dessa pessoa de se alimentar? Há práticas de atividades físicas? Qual o perfil desse paciente?
Como percebemos, são muitas questões a serem avaliadas antes de uma possível cirurgia desse tipo e isso não é apenas uma decisão da pessoa. É uma necessidade devido a um problema de saúde e não de beleza. Comece pensando se você se alimenta de forma saudável, pratica exercícios físicos e qual o seu estilo de vida? Isso tudo pode ser decisivo para no futuro em relação a problemas com seu peso e sua saúde.
Eu fiz todos estes questionamentos e verifiquei coisas óbvias: estava bastante acima do peso, não praticava exercícios físicos, era, portanto, prá lá de sedentária, minha alimentação era péssima, minha auto-estima nem se fala. Verificado todos estes itens resolvi no dia do meu aniversário (na hora de assoprar a velinha, com aquele pedido especial) que começando o mês de agosto eu mudaria completamente meu estilo de vida. Comecei numa segunda-feira fazendo uma reeducação alimentar, para minha surpresa não foi tão difícil assim e 20 dias depois, já adaptada a nova rotina alimentar, introduzi os exercícios físicos e hoje quase 180 dias depois estou super satisfeita comigo e meu desempenho. Estou perdendo em média 3,6 quilos por mês. Já sinto as diferenças corporais, minha qualidade de vida está mil vezes melhor graças a mim e minha força de vontade. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ser Magro é sempre sinônimo de ser saudável ?

Nós, costumeiramente, achamos que magreza é sinônimo de estar com saúde. Na minha humilde opinião isso não passa de mais uma balela do mundo das dietas. Existem aqueles afortunados que comem a beça e continuam magros, contudo isso não significa que essas pessoas sejam saudáveis, elas têm apenas uma pré-disposição genética favorável. Quem nunca teve “ódio” destas criaturas que atire a primeira pedra, mas não deveriam se orgulhar disso porque elas podem ser magras, mas não necessariamente comem de forma adequada, muitas são sedentárias e, também, há os magros que fumam e bebem muito. Sem contar aquelas pessoas que possuem distúrbios alimentares e são mega, ultra magras, e infelizmente sucumbem nessa eterna e mórbida procura pelo corpo perfeito.
Portanto, ser magra é ser saudável???? NÃO. Querer ser uma pessoa magra e saudável exige uma pessoa que coma de forma apropriada e benéfica e exige a pratica abundante de atividade física. 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fazer regime é tão complicado, não é?


            Algumas pessoas me perguntam como consigo seguir adiante com meu regime depois de tantos meses e tantos quilos perdidos e eu respondo: a eficácia de uma dieta depende do método e de você seguir fielmente este método. E nossa maior dificuldade está exatamente nestes dois termos: seguir fielmente.
            Ser fiel ao método escolhido é segurar os desejos mais calóricos e adotar as “leis” do regime até atingir o peso almejado. Contudo, entretanto, todavia nos carece calma e abunda ansiedade. Querer emagrecer 2 quilos por semana, no mínimo é o desejo de muitos e quando se dão conta que isto é bem difícil, renunciam rapidamente.
            Ansiedade é um sentimento, filho da puta, que dificulta e muito os regimes. Comemos para suavizar a ansiedade. Em suma: emagrecer é complicado, pois nossa cuca dificulta tudo. O problema não está no regime, está dentro da gente. Não faça promessas que você não possa cumprir em relação a seu regime ou você ficará frustrado.
            Quando você sentir vontade aquela vontade louca de sair do regime, tente identificar o que realmente está te incomodando. É angústia? Impaciência? Desgosto? Achar quais são os sentimentos que te incomodam é interessante para que você consiga não descontar tudo na comida.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A constante insatisfação com o nosso corpo!

Acabei de ler, ou melhor, devorar (sem trocadilhos infames) o novo livro de Jô Soares "As esganadas" que versa sobre o assassinato de mulheres obesas! Dois trechos me saltaram os olhos e reproduzo aqui: "Dentro de cada mulher gorda, há uma mulher magra suplicando para sair e Fora de cada mulher gorda há uma mulher mais gorda ainda suplicando para entrar" ... O outro trecho é: "Toda mulher do mundo acha que precisa perder dois quilos...Sabe como a mulher chega a esta conclusão? Observando-se nas fotos. No espelho, ninguém se vê como realmente é. Diante do espelho, acontece uma correção inconsciente do corpo, e ela apresenta o melhor angulo de si mesma. Numa fotografia, as pessoas aparecem chapadas no papel. Ninguém faz de si uma imagem real.Nos achamos um pouco melhores do que somos. Por isso é tão comum ouvir-se a frase: - estou horrorosa nesta foto-.Geralmente, não é verdade.".... Ainda que a busca pela perfeição da forma física seja vista, de certa forma, como uma coisa natural pela sociedade contemporânea, fico aturdida ao imaginar os perigos desta busca que pode chegar a níveis patológicos e afetar a saúde física e mental das criaturas em busca de um corpo primoroso. A partir do momento em que a atração pelo corpo perfeito nos é imposta como meio fundamental para o alcance da felicidade, arde em nós um sentimento de desagrado com a própria figura. Tudo passa a ser um pesadelo, há uma inquietação descomunal com uma falha mínima ou fantasiosa na aparência. A pessoa tem a impressão de que determinado aspecto de seu corpo é feio e detestável, mesmo quando os a sua volta o avaliem como normal. Fico feliz de saber que acordei para a vida antes de chegar a este ponto. Mas quantas pessoas podem não conseguir? MEDO.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Don't hide yourself in regret, Just love yourself and you're set I'm on the right track, baby I was born this way

As pessoas me vêem e perguntam o verdadeiro motivo de meu emagrecimento, dai quando digo que simplesmente resolvi fazer ninguém acredita. Por que pensam assim? Acho que pelo fato de que vivemos fazendo algo pelo outro e nunca por nós mesmo! Temos sempre que estar bem para o namorado, o trabalho, a vida e nunca para a gente mesmo. Acredito, sinceramente, que uma mudança plena e verdadeira só acontece se fizermos por nós mesmo, porque queremos e não só para satisfazer uma necessidade do outro. Essa vontade de mudar tem que vir lá de dentro mesmo, lá do âmago. Por que eu preciso estar bem para o outro somente? O que adianta você aparentar uma perfeição para o resto do mundo quando na verdade esta se sentindo um caco? Hoje me sinto bem, amanhã estarei melhor ainda e assim vou vivendo, goste o outro ou não!

I'm beautiful in my way...I'm on the right track, baby!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os deslizes mais corriqueiros dos que fazem dieta

- Café da manhã “carente” – é balela achar que comer 1 torradinha e uma xícara de café sem açúcar vai te alimentar, pode acrescentar mais uma torrada , uma fruta, e um copo de Iogurte...é preciso caprichar na primeira refeição do dia e isso ai não passa de 300 calorias.

- “esquecer” do café da manhã – meu povo e minha pova, esqueça isso! Vai chegar no almoço querendo comer um quilo. 

- Almoço sem carboidrato: por achar que carboidrato engorda (e engorda se você comer 5 colheres enormes), muita gente foge do arroz e macarrão nesta refeição. Se esquecem, porém que são alimentos que dão muita energia. Tente a versão integral destes, pois tem bastantes fibras.

- Comer só coisas light e diet: Estes alimentos trocam o açúcar pelo aspartame, por exemplo. Com isso, você até diminui a quantidade de açúcar, mas eleva o sódio, acarretando grande sensação de inchaço e uma possível elevação da pressão arterial.

- Fazer dieta de segunda a sexta: nada impede que você coma 1 fatia de pizza ou faça um churrasco com os amigos no fim de semana, afinal de contas, você está de dieta e não de castigo, mas não esqueça que o equilíbrio é a alma do negócio.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Decepção não mata, ensina a viver!

Insucesso de uma expectativa, desapontamento, decepção. Quem é que nunca teve uma decepção na vida?! Fosse ela amorosa, familiar, de amizade, profissional, planos de emagrecimento... Contudo olhe pra trás e reveja tudo o que aconteceu de ruim ou bom se não te ajudou a crescer de alguma forma!!! “Só ser para os lados” eu diria há tempos atrás! Rsrsrs. Neste fatídico mês de festas, onde eu tentando seguir minhas próprias dicas de como enfrentar as festas de fim de ano, eliminei 50 gramas apenas! Na hora eu juro que quase chorei, mas daí pensei: Poxa, o “normal” é o ganho de peso para grande parte das pessoas e eu consegui eliminar alguma coisa! Não digo que fiquei feliz com isso, posso afirmar com certeza que meu humor não ficou dos melhores, mas são as petecas que caem de vez em quando não é? Se novas decepções surgirem? Penso que vou tentar encarar da melhor maneira possível e procurar não super valorizar os pontos negativos desta jornada de emagrecimento, pois só eu sei o valor que tenho realmente e pode ser ainda que ninguém nunca enxergue esse valor!!! E se isso acontecer, basta eu lembrar da velha máxima: DECEPÇÃO não mata, ENSINA VIVER!!!