segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Redução de Estômago – Quem é realmente o público alvo?

A cirurgia de redução de estômago vem ganhando um lugar nos debates médicos e na mídia e todos questionam a mesma coisa: sua real necessidade e os seus possíveis efeitos pós-operatório, que podem ser nocivos para muitos pacientes.

Uma das conclusões destes debates é um ponto, vamos dizer assim primordial para quem deseja ou precisa fazer esta cirurgia: ela é indicada para pessoas que se classificam com obesidade mórbida e não é o paciente quem decide se é ou não obeso. Uma equipe médica é que é a responsável pelo diagnóstico, pois sabemos que muitos pacientes que procuram este tipo de procedimento estão preocupados com o fator puramente estético.

Assim sendo, antes de qualquer operação desse tipo, deve-se verificar se a pessoa classifica-se como obeso mórbido, além de verificar se há outras doenças que estão associadas com a questão da obesidade (hipertensão arterial, diabetes, entre outras). Se o paciente verdadeiramente já fez de tudo para emagrecer e houve problemas com todos os métodos de emagrecimento normalmente utilizados, além da avaliação psíquica do paciente. Resumindo: será que a pessoa já fez tudo que era possível para emagrecer? Há realmente algum problema metabólico? Qual a forma dessa pessoa de se alimentar? Há práticas de atividades físicas? Qual o perfil desse paciente?
Como percebemos, são muitas questões a serem avaliadas antes de uma possível cirurgia desse tipo e isso não é apenas uma decisão da pessoa. É uma necessidade devido a um problema de saúde e não de beleza. Comece pensando se você se alimenta de forma saudável, pratica exercícios físicos e qual o seu estilo de vida? Isso tudo pode ser decisivo para no futuro em relação a problemas com seu peso e sua saúde.
Eu fiz todos estes questionamentos e verifiquei coisas óbvias: estava bastante acima do peso, não praticava exercícios físicos, era, portanto, prá lá de sedentária, minha alimentação era péssima, minha auto-estima nem se fala. Verificado todos estes itens resolvi no dia do meu aniversário (na hora de assoprar a velinha, com aquele pedido especial) que começando o mês de agosto eu mudaria completamente meu estilo de vida. Comecei numa segunda-feira fazendo uma reeducação alimentar, para minha surpresa não foi tão difícil assim e 20 dias depois, já adaptada a nova rotina alimentar, introduzi os exercícios físicos e hoje quase 180 dias depois estou super satisfeita comigo e meu desempenho. Estou perdendo em média 3,6 quilos por mês. Já sinto as diferenças corporais, minha qualidade de vida está mil vezes melhor graças a mim e minha força de vontade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário